(Leia o Capítulo 8 de Atos dos Apóstolos e Meditemos Juntos)
Resumo do Ensino do Texto:
Um pastor amigo, visitando uma Igreja Presbiteriana na Coréia, perguntou aos irmãos porque os nomes de pessoas estavam gravados nas bases do alicerce daquela comunidade. Ele recebeu a seguinte resposta: "Estes são os nomes dos irmãos martirizados no nascimento desta Igreja. Fomos plantados ao preço de seu sangue!" O capítulo 8 de Atos começa no impacto da morte do primeiro mártir do cristianismo, o diácono Estevão. Contudo, mostra-nos a expanção do evangelho até Samaria mediante o diácono Felipe e ao continente africano, através de um eunuco, alto oficial da rainha da Etíópia. A história de Simão, o mágico, nos revela algo que costumamos presenciar em nossos dias: A tentativa de fazer do poder de Deus e sua Palavra, um objeto de comércio e promoção pessoal.
Lições para Minha Vida:
1. De fato a graça de Deus é maior que a vida. Nada pode algemar o poder do evangelho. Assim, enquanto eu viver, que a minha boca pronuncie a maravilhosa salvação de Deus. E quando for recolhido aos braços de meu Senhor, sua Palavra continuará ativa, anunciada de geração a geração, até quando ouver o mundo tal qual o conhecemos;
2. A disposição de Felipe em ser instrumento em qualquer lugar e na vida de qualquer pessoa que Deus designasse, ensina-me que o meu papel é servir, seja na "Grande Samaria", seja no "Deserto de Gaza";
3. Que a grave advertência de Pedro a Simão seja um constante memorial de que a barganha das coisas sagradas é detestável aos olhos de Deus.
Minha Oração:
" Senhor, concede-me a fé de servi-lo mesmo em face da morte. Sustenta a minha alma para nunca negar o teu Nome. Quero servi-lo onde for enviado e na vida de quem tu designar. Livra-me do pecado de barganhar os valores da graça em favor de mim mesmo, profanando a tua maravilhosa graça em minha vida. Em nome de Jesus, Amém!" (Jean Chagas)