Atenção Visitantes do Blog

Todos são bem-vindos e esperamos que o conteúdo seja edificante para a sua vida. Não se esqueça de deixar seu recado e participar de nossa enquete. Mais notícias e conteúdos em: http://www.comunidadeluz.com/

sábado, 18 de outubro de 2008

A Paixão Pelo Discipulado


          Durante tantos anos da minha vida ouvi a palavra “discipulado” sem compreender a essência de seu significado e desafio. Parecia mais uma entre estas coisas que se ouve tanto na Igreja, mas que ninguém sabe direito o que é.
          Há 15 anos, ouvi do Pastor David Kornfield (SEPAL), uma definição que parecia apontar um caminho : “O discipulado é um relacionamento vivo e pessoal, onde um discípulo de Jesus mais maduro auxilia outros discípulos a caminhar e amadurecer em sua jornada com Jesus.” Esta definição apontou a essência, porém faltava um modelo objetivo e a motivação correta para vivenciá-lo.
          Nos últimos três anos de meu ministério, cheguei à compreensão mais plena e a um modelo efetivo de prática deste valor central para a sobrevivência da Igreja neste século. No entanto, ao deparar-me com estas descobertas, fui confrontado comigo mesmo: só poderia viver o discipulado se me apaixonasse totalmente por esta filosofia de ministério. 
 As palavras do renomado Rev. Jonh Oak, discipulador de discipuladores, expressam este dilema : “Se havia um tempo que os pastores não podiam tentar com suas próprias mãos o discipulado devido ao mau entendimento e falta de conhecimento, hoje há muitos pastores que têm medo de começar porque eles sabem 'o que é' e 'o que isto os levará'. Eles sabem que fazer o discipulado tem um grande preço a pagar. Há um só modo para o pastor que deseja fazer o discipulado, ele tem de se tornar louco em relação ao treinamento de discípulos.”
          O discipulado, hoje, é a essência do meu pastorado. E meu desejo é impregnar seu valor essencial como elemento absoluto de nossa comunidade. Minha convicção sobre este árduo caminho reside na verdade elementar de que Jesus viveu, morreu, ressuscitou em favor de Seus discípulos e Sua ordem expressa a eles (e a nós) foi : “Ide, fazei discípulos de todas as nações ...” (Mateus 28:19). Se nosso maravilhoso Mestre pagou tão alto preço, só nos sobra o caminho de trilharmos as suas pisaduras.
          Sejamos todos apaixonados pelo discipulado !

Rev. Jean Chagas
revjean@comunidadeluz.com

.