Atenção Visitantes do Blog

Todos são bem-vindos e esperamos que o conteúdo seja edificante para a sua vida. Não se esqueça de deixar seu recado e participar de nossa enquete. Mais notícias e conteúdos em: http://www.comunidadeluz.com/

quarta-feira, 2 de março de 2011

Quem Crê na Bíblia é um Idiota?

Há alguns dias atrás minha filha de 15 anos chegou revoltada em casa. Sendo uma jovem adolescente que se professa cristã, se sentiu discriminada e ridicularizada no ambiente da escola, bem como seus outros colegas cristãos. Depois de uma aula específica de física, alguns professores começaram a comentar como os "religiosos" e pessoas de "fé" são ignorantes e alienados. O coordenador pedagógico, para fortalecer a idéia e encerrar de vez o assunto afirmou: "E tem gente de uma determinada religião que acredita que Deus fez o homem da terra e a mulher de uma costela tirada do homem." (1)

    A idéia de que aqueles que se declaram cristãos e crêem na bíblia são pessoas sem senso crítico, e, portanto, desprovidas da capacidade de reflexão mais profunda, não é algo novo. Contudo, parece que toma em nossos dias um novo impulso e uma abordagem mais irônica, até mesmo sarcástica.

    Penso que a maioria dos educadores e outros profissionais que defendem com tanto ardor a ignorância e estupidez dos que dão à Bíblia valor como fonte de verdade estão tão "crentes" em seu posicionamento e tão radicalizados em sua "fé", que não conseguem se aproximar de algumas fontes de conhecimento tão acessíveis. As diversas análises e descobertas em vários campos da ciência que renovam em nossos tempos a percepção de como a Bíblia é um livro totalmente diferenciado de todos os demais escritos em toda a história são mantidas ao largo. (2)

    Questões como índice de acerto manuscritológico, comprovações arqueológicas, coerência interna, fatores históricos comprovados e tantas outras se quer são consideradas por tais críticos. E o que lhes condiciona, por incrível que pareça, é sua fé cientificista. Não o conhecimento cientifico, mas sua fé cientificista. Em sua "religião" não cabe nada além de seu deus "razão". Quem tem olhos para ler, leia! (3)

    São tão apegados à sua idolatria cientificista que ignoram que o único livro sagrado antigo que aponta para um universo com um princípio, como comprovou Einsten, é a Bíblia.(4) Estão de tal modo devotos de seu ídolo, o racionalismo, que mesmo pesquisas tão avançadas como o mapeamento do genoma humano são simplesmente ignoradas por estes verdadeiros " fanáticos". Cientistas renomados e respeitados como Amit Goswami e Francis Collins têm demonstrado com suas conclusões cientificas como a realidade é mais do que "causa e efeito", e como o próprio universo em si aponta para a necessidade lógica de uma Mente Criativa. (5)

    O Eterno revelou em Sua Palavra, de um modo que todas as culturas em todos os tempos possam entender: Em sua sabedoria fez o homem dos mesmos elementos químicos constituintes do cosmos e da terra. Revelou, também, como é o maior especialista de todos os tempos em genética, ao tirar um pouco de tecido do homem para compor a mulher com o mesmo DNA, a mesma essência. Num tempo de tanto avanço tecnológico, em que nós, pobres mortais, extraímos células-tronco de umbigo de recém nascidos e somos capazes de tantas outras coisas, como se sustenta a incapacidade de tantos em não compreender uma verdade dita de um modo tão simples e compreensível? Isto, muito antes que qualquer das muitas verdades e leis científicas fossem descobertas pelo conhecimento humano.

    Ao lhe responder nestes termos, perguntei à minha filha sobre a afirmação do coordenador: "Afinal de contas, quem é alienado e ignorante na verdade?" Nem preciso narrar qual foi a sua resposta!

___________________________________________________________

  1. A citação é uma referencia a Gênesis capítulo 2, conforme os versículos 7, 21 e 22.
  2. Existem muitos materiais escritos em português sobre dados científicos, questões filosóficas e outros aspectos no confronto da Bílbia com seus críticos. Um dos clássicos é "Evidencias que Exigem um Veredito", em dois volumes, escrito por Josh MacDowell.
  3. Cientificismo ou cientismo é a doutrina dos que consideram os conhecimentos científicos como definitivos. Tem a razão como base e pode ser tomado como uma doutrina semelhante ao racionalismo. O Cientismo pode ser resumido na seguinte afirmação: "Tudo é explicável pela Ciência". Definição conforme Wikpédia.org
  4. Um bom livro para análise de como a Teoria da Relatividade e outras descobertas apontam para a existência de Deus, e também acham conexão de coerência com a Bíblia é "Mostre-me Deus", de Fred Heeren, pela Clio Editora.
  5. Amit Goswami é escritor, físico e conferencista. Foi professor da Universidade Oregon (EUA) durante 32 anos. Entre outros livros, escreveu "O Universo Auto-Consciente". Existem vídeos e transcrições de uma interessante entrevista dada por ele ao Programa Roda Viva, da TV Cultura. Francis Collins é um dos cientistas mais respeitados em todo o mundo. Foi diretor do Projeto Genoma Humano que mapeou nosso DNA. Escreveu o livro "A Linguagem de Deus", onde narra porque migrou do ateísmo para professar a fé cristã e como a estrutura do DNA humano indica a necessidade e realidade da espiritualidade.