Atenção Visitantes do Blog

Todos são bem-vindos e esperamos que o conteúdo seja edificante para a sua vida. Não se esqueça de deixar seu recado e participar de nossa enquete. Mais notícias e conteúdos em: http://www.comunidadeluz.com/

sexta-feira, 21 de março de 2008

Atos 21 - Fiéis Também Sofrem!


(Leia o Capítulo 21 de Atos dos Apóstolos e Meditemos Juntos)


Quero pedir-lhes a liberdade de uma abordagem diferente deste capítulo quanto ao formato da devocional. Fui muito impactado pela postura de Paulo diante dos constantes anúncios de que o que lhe aguardava em Jerusalém era sofrimento e perseguição. O Apóstolo manteve-se resoluto em sua direção, pois estava pronto a sofrer por Jesus, caso isto lhe fosse necessário. Penço ser o assunto principal deste texto altamente relevante para os cristãos dos nossos dias, uma vez que todo sofrimento tem sido encarado por muitos como provindo de Satanás. A questão central é esta: Um crente fiel pode sofrer por sua fidelidade? Segundo os profetas de plantão de nossos dias, não! Conforme a palavra de Deus, sim! Paulo havia percorrido vários quilômetros de navio e a pé, sendo comunicado pelo Espírito Santo, de cidade em cidade, que o que lhe esperava em Jerusalém era perseguição e sofrimento. Mas, qual a causa disto? Este não era um homem apaixonadamente fiel ao Reino de Deus? O Senhor não o amava intensamente? Como isto poderia acontecer? É simples! Deus é Senhor de todas as circunstâncias na vida de seus filhos. Nada lhe foge ao controle. As provações de um cristão, mesmo fruto de investidas de Satanás ou dos homens sempre serão transformadas pelo Altíssimo em máteria-prima para que se cumpra os seus designíos em nós. Cristãos fiéis sofrem, mas seu sofrimento redunda em glória e louvor. O Senhor nos prometeu estar conosco, mas não apenas onde nos convém. Fujamos do sofrimento por causa de nossos erros, mas a dor provinda da fidelidade deve ser vista como um privilégio. Não porque sejamos masoquistas, mas porque temos a certeza de que o Eterno usará nossas piores dores para transformá-las em tesouros preciosos. Por fim, ai dos falsos profetas, que diferente de Agabo, prometem apenas prosperidade financeira e saúde física a quem diz ser cristão. Suas próprias vidas denunciam a sua falácia.


"Senhor, nestes dias de um falso evangelho de resultados, ensina-nos a disposição do privilégio de sofrermos por teu nome. Em Cristo, Amém!" (Jean Chagas)

Atos 20 - O Que Pode Valer Mais do Que a Vida?


(Leia o Capítulo 20 de Atos dos Apóstolos e Meditemos Juntos)


Resumo do Ensino do Texto:

A narrativa do capítulo 20 começa dando-nos o trajeto de Paulo após o conflito em Éfeso. Mais uma vez sua opção é fortalecer as comunidades já alcançadas. Neste caso, as comunidades pertencendes à região da macedônia. Destaca-se o insidente em Trôade, quando o jovem Êutico caiu de uma sacada, durante uma pregação de Paulo, sendo ressuscitado diante dos presentes. Começa a desafiante viajem de Paulo de volta a Jerusalém. Faz uma passagem por Mileto para encontrar-se com os presbíteros de Éfeso. Há um tom triste de despedida. Aqui temos um pouco do coração e do caráter do Apóstolo exposto em suas próprias palavras. Para mim, destaca-se seu profundo amor que lhe conduziu a perseverar nos memomentos difíceis (v. 19); Uma preocupação constante com a fidelidade da exposição das verdades do Reino de Deus (v. 20, 27); Sua total devoção a Deus, sendo o ministério e o Reino de Deus mais valiosos do que a própria vida (v. 24); Por fim, revela-se o caráter compassivo e misericordioso do Apóstolo, a partir do ensino de Jesus de que é bem-aventurado quem pode dar.


Lições para Minha Vida:

1. Usar dons e talentos no Reino é importante. Porém, não há nada mais relevante do que demonstrar o caráter de Cristo. Que as pessoas vejam mais a Jesus em mim do que qualquer dom ou talento que possa ter;

2. O amor cristão e a fidelidade à palavra precisam andar juntos. Paulo revelava tanto uma coisa quanto a outra em sua vida. Preciso manter sempre o equilíbrio entre estas coisas;

3. Só deve existir um lugar para o Reino de Deus na minha existência: o primeiro! Nem a própria vida deve valer mais do que Jesus para mim.


Minha Oração:

"Senhor, aperfeiçoa a cada dia o caráter do teu Filho em mim. Concede-me o equilíbrio necessário entre o amor perseverante e a fidelidade à tua Palavra de um modo integral. Que o teu perdão me alcance por tantas vezes subjulgar a importãncia do teu Reino a questões de valor tão menor. Renova meu coração na tua presença para amá-lo mais do que a vida que me destes. Em nome de Jesus, Amém!"