(Leia o Apítulo 14 de Atos dos Apóstolos e Meditemos Juntos)
Resumo do Ensino do Texto:
Este capítulo é marcado pela narrativa da pregação do evangelho em várias cidades no decursso da primeira viagem missionária de Barnabé e Paulo e o relatório dos resultados à Igreja de Antioquia, que lhes havia enviado. Em cada lugar que a mensagem do evangelho era anunciada, aconteciam reações paradoxias: fé e entrega em muitos e resistência tranformada em oposição em outros. Mas, qual a raíz de reações tão antagônicas diante da mesma mensagem? O evangelho traz em sí uma mensagem de poder e transformação. Onde a proclamação do nome de Jesus se fizer, desafiará a comodidade, as tradições pecaminosas, os valores invertidos e as crenças mentirosas. Portanto, o ouvinte se rende e crê ou nega e opõe-se. Não há nulidade diante da cruz! É perfume para morte ou para vida! É sabedoria de Deus ou loucura para os homens! Fé ou rejeição!
Lições Para Minha Vida:
1. A mensagem da Cruz continuamente desafia o ser humano à mudança e submissão a Deus. Preciso ter um coração quebrantado para não resistir ao poder do evangelho em minha vida;
2. É necessária a disposição de anunciar Jesus não obstante as reações que a proclamação pode produzir. Não devo me iludir com a idéia de que a mensagem ou minha vida cristã serão sempre aceitos. A verdade é que tanto aceitação como oposição fazem parte da experiência do discípulo de Jesus em relação às outras pessoas;
3. A valorização dos frutos colhidos é um antidoto contra a amargura. Ao chegar em Antioquia os missionários celebraram os frutos ao invés de lamentarem as dificuldades. Que Deus me ensine a valorizar o que é positivo e a deixar em suas mãos o lado negativo da jornada.
Minha Oração:
"Óh Eterno, a mensagem de teu Filho é poderosa e transformadora. Dá-me um coração submisso ao efeito da mensagem da Cruz. E que ao anunciar o teu evangelho, as oposições e dificuldades não venham me desanimar e entristecer. Mas direciona o meu olhar aos teus poderosos feitos para louvar-te mesmo nas oposições. Em nome de Jesus, Amém!"