Resuma o que o texto ensina :
A palavra "obediência" é uma das palavras-chaves do texto. Ananias e Safira fizeram um acordo para mentirem aos apóstolos no ato de suas ofertas no Templo, porém, ambos foram traídos pelo próprio intento dos seus corações, descobrindo que não mentiram a eles, mas Deus. A pena de seus pecados gerou grande temor "a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos" (v.11). Mesmos presos em seguida, os apóstolos receberam a visita de um "anjo do Senhor" que "abriu as portas do cárcere" e ao contrário da orientação que receberam das autoridades meramente religiosas (v.17) foram designados a continuar ensinando a respeito da "Vida" (Jesus). Depois das pressões emocionais exercidas sobre eles, o Sinédrio (tribunal formado por sacerdotes, anciãos e escribas, o qual julgava as questões criminais ou administrativas de uma cidade) decidiu liberá-los, os quais, "se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome" (v.41) sob a fé de que "antes, importa obedecer a Deus do que aos homens" (v.29).
Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal ?
a) Que não posso ocultar meu pecado diante de Deus em ocasião alguma;
b) Que não posso sujeitar-me ao critério de fidelidade dos que me rodeiam, e sim, viver a vida vulnerável à conseqüência da fidelidade a Deus;
c) Que não posso permitir que as pressões das expectativas orientem minha vida ministerial e sim a convicção que o Espírito Santo me dá sobre Sua vontade sobre mim.
Escreva estes desafios para sua vida em forma de oração :
"Meu Senhor, te agradeço de todo coração por conhecer-me mais que qualquer um. Esta certeza consola minha alma e a encoraja no meio dos temores de não satisfazer as expectativas que criadas sobre mim. Ajuda-me a ser sempre firme na convicção do Seu chamado para mim e dá-me a capacidade de discernir o pecado de usar mecanismos trapaceosos na petulância de pensar que não o vê ! Por Jesus, amém !"
Ericson Martins
Igreja Presbiteriana Luz
contato@projetoperu.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário