Resuma o que o texto ensina :
O crescimento numérico dos discípulos se deu em ritmo acelerado. Os apóstolos somente pregaram a respeito do testemunho de Jesus, e nada mais. Foram fiéis e perseverantes nisto ! Como todo crescimento traz consigo as exigências de estrutura só perceberam quando "as viúvas ... estavam sendo esquecidas na distribuição diária" (v.1). Sob a recomendação dos apóstolos, encarregaram homens cheios do Espírito Santo para cuidarem "deste serviço", os quais possuíam também (boa) reputação. Assim, com os apóstolos mais concentrados na oração e ao ministério da Palavra (v.2 e 4), "Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé" (v.7), enquanto pessoas como Estêvão servia às mesas e ainda realizava "grandes sinais entre o povo" (v.8) que o persuadia a cerca da Verdade.
Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal ?
a) Que o crescimento ministerial deve ser equilibrado com maturidade;
b) Que eu devo estar atento quanto a centralização de responsabilidades quando a orientação deve ser a de compartilhá-las com outros;
c) Que minha vida devocional a Deus carece ainda mais de sensibilidade para compreender e exercer somente as funções que correspondem com minha vocação.
Escreva estes desafios para sua vida em forma de oração :
"Querido Deus, só pela Sua misericórdia posso acordar de manhã e poder viver o dia-a-dia com a certeza que farei as coisas certas, porque Sua Palavra me faz ver o quanto necessito de amadurecimento. Seja paciente para comigo, e me ajude a ser um líder além das minhas habilidades, que confia no Senhor e é capaz de confiar naqueles que me rodeia para realizar o aquilo que me confiou !"
Ericson Martins
Igreja Presbiteriana Luz
contato@projetoperu.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário