Atenção Visitantes do Blog

Todos são bem-vindos e esperamos que o conteúdo seja edificante para a sua vida. Não se esqueça de deixar seu recado e participar de nossa enquete. Mais notícias e conteúdos em: http://www.comunidadeluz.com/

domingo, 29 de agosto de 2010

Frustração Versus Esperança




Frustração é um sentimento comum e inevitável a todo ser humano. Amigos nos traem e nos frustram. Familiares nos decepcionam e nos frustram. Seu time perde aquele jogo tão importante, e te frustra. Você aposta todas as fichas naquela aprovação e descobre que não foi aprovado. Mas a pior das frustrações é quando você se vê derrotado por você mesmo. Chega uma hora que fica difícil ter algum tipo de esperança, manter algum nível de expectativa.


Davi foi um mestre em acumular decepções: sentiu o ódio e perseguição de Saul, o líder a quem serviu. Viu seu povo voltar-lhe as costas nos momentos mais difíceis de sua trajetória. Fugiu de seu próprio filho que desejava matar-lhe e usurpar o trono. Contudo, nada foi mais desalentador para Davi do que sentir a inconstância e maldade de sua própria natureza. Ao tomar a mulher de seu humilde servidor e articular sua ruína, decepcionado por sua própria capacidade de fazer o mal, ele declara: "Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado me persegue." (Salmo 51.3)


Diante da frustração com os outros e consigo mesmo Davi brada uma interrogação: "Mas agora, Senhor, que ei de esperar?" (Salmo 39.7) Esta é a realidade de milhares de pessoas que já experimentaram o amargor da frustração. Contudo, não é um questionamento sem resposta: "Minha esperança está em ti". Ele conclui! É bem provável que sua mente voltava-se a cada experiência de proteção e relacionamento com Deus: Como o Senhor lhe fortaleceu o braço contra as feras do campo e lhe deu vitória contra o gigante Golias. O modo pelo qual o livrou das mãos de Saul e como agiu diante da perseguição do filho rebelde. Por fim, pôde lembra-se de como no Altíssimo ele havia encontrado perdão e a possibilidade do recomeço diante de suas próprias fragilidades.


Em Deus a frustração é derrotada pela esperança! Quando compreendemos o significado da Cruz, somos transportados para aquela condição onde tudo perde o sentido para reencontrar o seu real valor no arrependimento e na fé. Como exclamou o discípulo traidor, reconciliado à beira da fogueira no mar de Tiberíades: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos..." (1 Pedro 1.3)




Por Jean Chagas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Pais que Oram





"E todos os teus filhos serão discípulos do Senhor; e a paz de teus filhos será abundante".


Isaías 54.13




Existem muitas coisas pelas quais sou grato quanto à dedicação de meu pai a mim. Reconheço todo investimento de tempo, finanças e sofrimento que ele sempre me ofereceu.


Considero ser uma pessoa privilegiada pela dádiva de nascer em minha família e de ter recebido tanto como filho. Contudo, hoje, à altura do percurso de vida que estou, sei que um dos maiores legados que recebi e cuja fonte nunca cessou são as orações de meu pai a meu favor.


Ao ler nestes dias um pequeno texto, pude rememorar o testemunho de minha mãe ao dizer: "Meu filho, seu pai sempre orou por você. Quando criança, muitas vezes o vi ajoelhado do lado do seu berço. Ainda hoje, sendo você um adulto, o vejo levantar de madrugada e apresentar você, sua esposa e os netos diante de Deus."


Deixo as palavras de Max Lucado na esperança de que Deus desperte pais a orar, sejam eles biológicos ou simplesmente do coração. Deixo também um desafio: Se não teve a bênção de ter um pai que ora por você seja um pai de oração para alguém, até mesmo os que não nasceram da sua carne, mas foram plantados pelo Espírito Santo em sua alma:


"Nunca subestime as meditações de um pai e de uma mãe cristãos. Nunca subestime o poder que emana quando um pai ou uma mãe pleiteia com Deus a favor de um filho. Quem sabe quantas orações estão sendo respondidas agora, por causa da oração fiel de um pai ou uma mãe, feita há dez ou vinte anos? Deus ouve a meditação dos pais. Orar por nossos filhos é uma nobre tarefa. Se o que fazemos nesta sociedade que caminha a passos rápidos está nos impedindo de orar por nossos filhos, estamos fazendo demasiadamente. Não há nada mais especial, mais precioso, que o tempo que um pai ou uma mãe despende em esforço e meditação com Deus, a favor de um filho"


Jean Chagas