Atenção Visitantes do Blog

Todos são bem-vindos e esperamos que o conteúdo seja edificante para a sua vida. Não se esqueça de deixar seu recado e participar de nossa enquete. Mais notícias e conteúdos em: http://www.comunidadeluz.com/

domingo, 29 de agosto de 2010

Frustração Versus Esperança




Frustração é um sentimento comum e inevitável a todo ser humano. Amigos nos traem e nos frustram. Familiares nos decepcionam e nos frustram. Seu time perde aquele jogo tão importante, e te frustra. Você aposta todas as fichas naquela aprovação e descobre que não foi aprovado. Mas a pior das frustrações é quando você se vê derrotado por você mesmo. Chega uma hora que fica difícil ter algum tipo de esperança, manter algum nível de expectativa.


Davi foi um mestre em acumular decepções: sentiu o ódio e perseguição de Saul, o líder a quem serviu. Viu seu povo voltar-lhe as costas nos momentos mais difíceis de sua trajetória. Fugiu de seu próprio filho que desejava matar-lhe e usurpar o trono. Contudo, nada foi mais desalentador para Davi do que sentir a inconstância e maldade de sua própria natureza. Ao tomar a mulher de seu humilde servidor e articular sua ruína, decepcionado por sua própria capacidade de fazer o mal, ele declara: "Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado me persegue." (Salmo 51.3)


Diante da frustração com os outros e consigo mesmo Davi brada uma interrogação: "Mas agora, Senhor, que ei de esperar?" (Salmo 39.7) Esta é a realidade de milhares de pessoas que já experimentaram o amargor da frustração. Contudo, não é um questionamento sem resposta: "Minha esperança está em ti". Ele conclui! É bem provável que sua mente voltava-se a cada experiência de proteção e relacionamento com Deus: Como o Senhor lhe fortaleceu o braço contra as feras do campo e lhe deu vitória contra o gigante Golias. O modo pelo qual o livrou das mãos de Saul e como agiu diante da perseguição do filho rebelde. Por fim, pôde lembra-se de como no Altíssimo ele havia encontrado perdão e a possibilidade do recomeço diante de suas próprias fragilidades.


Em Deus a frustração é derrotada pela esperança! Quando compreendemos o significado da Cruz, somos transportados para aquela condição onde tudo perde o sentido para reencontrar o seu real valor no arrependimento e na fé. Como exclamou o discípulo traidor, reconciliado à beira da fogueira no mar de Tiberíades: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos..." (1 Pedro 1.3)




Por Jean Chagas

7 comentários:

Erlon Andrade disse...

A frustração que mata é aquela onde nos decepcionamos com as pessoas. Apesar de todos os defeitos de Davi, ele tinha uma certeza: Deus era real para ele. Em muitos momentos nós não temos essa certeza e somos derrotados.

Dc. Carlos Torres disse...

Temos um ajudador que nos restaura nos anima e nos revigora! Cabe a nós deixar ELE atuar, esvaziar-se de se mesmo, que não é tão fácil.
Parabéns pelo lugar rico e abençoado.
Espero ter a honra da sua visita no meu humilde espaço virtual.

http://planosdivinos.blogspot.com

Lá questionamos os nossos planos que nem sempre são os planos de DEUS.

Dc. Carlos Torres disse...

Temos um ajudador que nos restaura nos anima e nos revigora! Cabe a nós deixar ELE atuar, esvaziar-se de se mesmo, que não é tão fácil.
Parabéns pelo lugar rico e abençoado.
Espero ter a honra da sua visita no meu humilde espaço virtual.

http://planosdivinos.blogspot.com

Lá questionamos os nossos planos que nem sempre são os planos de DEUS.

Jean Chagas disse...

Dc. Carlos Torres,

Visitei o seu blog e achei muito interessante. Recomendo aos demais visitantes.

Erlon Andrade,

Obrigado por seu comentário altamente construtivo. Abraço.

Diego Cosmo disse...

http://dcosmo.blogspot.com/ - "cosmo a pé"

NexaOnze disse...

As frustrações as vezes são bem complicadas. Tentamos passar-lhes por cima. Mas há sempre alguém ou alguma coisa que não deixa.

Geraldo Brito (Dado) disse...

Saudações e parabéns pleo blog!