Atenção Visitantes do Blog

Todos são bem-vindos e esperamos que o conteúdo seja edificante para a sua vida. Não se esqueça de deixar seu recado e participar de nossa enquete. Mais notícias e conteúdos em: http://www.comunidadeluz.com/

quarta-feira, 2 de março de 2011

Quem Crê na Bíblia é um Idiota?

Há alguns dias atrás minha filha de 15 anos chegou revoltada em casa. Sendo uma jovem adolescente que se professa cristã, se sentiu discriminada e ridicularizada no ambiente da escola, bem como seus outros colegas cristãos. Depois de uma aula específica de física, alguns professores começaram a comentar como os "religiosos" e pessoas de "fé" são ignorantes e alienados. O coordenador pedagógico, para fortalecer a idéia e encerrar de vez o assunto afirmou: "E tem gente de uma determinada religião que acredita que Deus fez o homem da terra e a mulher de uma costela tirada do homem." (1)

    A idéia de que aqueles que se declaram cristãos e crêem na bíblia são pessoas sem senso crítico, e, portanto, desprovidas da capacidade de reflexão mais profunda, não é algo novo. Contudo, parece que toma em nossos dias um novo impulso e uma abordagem mais irônica, até mesmo sarcástica.

    Penso que a maioria dos educadores e outros profissionais que defendem com tanto ardor a ignorância e estupidez dos que dão à Bíblia valor como fonte de verdade estão tão "crentes" em seu posicionamento e tão radicalizados em sua "fé", que não conseguem se aproximar de algumas fontes de conhecimento tão acessíveis. As diversas análises e descobertas em vários campos da ciência que renovam em nossos tempos a percepção de como a Bíblia é um livro totalmente diferenciado de todos os demais escritos em toda a história são mantidas ao largo. (2)

    Questões como índice de acerto manuscritológico, comprovações arqueológicas, coerência interna, fatores históricos comprovados e tantas outras se quer são consideradas por tais críticos. E o que lhes condiciona, por incrível que pareça, é sua fé cientificista. Não o conhecimento cientifico, mas sua fé cientificista. Em sua "religião" não cabe nada além de seu deus "razão". Quem tem olhos para ler, leia! (3)

    São tão apegados à sua idolatria cientificista que ignoram que o único livro sagrado antigo que aponta para um universo com um princípio, como comprovou Einsten, é a Bíblia.(4) Estão de tal modo devotos de seu ídolo, o racionalismo, que mesmo pesquisas tão avançadas como o mapeamento do genoma humano são simplesmente ignoradas por estes verdadeiros " fanáticos". Cientistas renomados e respeitados como Amit Goswami e Francis Collins têm demonstrado com suas conclusões cientificas como a realidade é mais do que "causa e efeito", e como o próprio universo em si aponta para a necessidade lógica de uma Mente Criativa. (5)

    O Eterno revelou em Sua Palavra, de um modo que todas as culturas em todos os tempos possam entender: Em sua sabedoria fez o homem dos mesmos elementos químicos constituintes do cosmos e da terra. Revelou, também, como é o maior especialista de todos os tempos em genética, ao tirar um pouco de tecido do homem para compor a mulher com o mesmo DNA, a mesma essência. Num tempo de tanto avanço tecnológico, em que nós, pobres mortais, extraímos células-tronco de umbigo de recém nascidos e somos capazes de tantas outras coisas, como se sustenta a incapacidade de tantos em não compreender uma verdade dita de um modo tão simples e compreensível? Isto, muito antes que qualquer das muitas verdades e leis científicas fossem descobertas pelo conhecimento humano.

    Ao lhe responder nestes termos, perguntei à minha filha sobre a afirmação do coordenador: "Afinal de contas, quem é alienado e ignorante na verdade?" Nem preciso narrar qual foi a sua resposta!

___________________________________________________________

  1. A citação é uma referencia a Gênesis capítulo 2, conforme os versículos 7, 21 e 22.
  2. Existem muitos materiais escritos em português sobre dados científicos, questões filosóficas e outros aspectos no confronto da Bílbia com seus críticos. Um dos clássicos é "Evidencias que Exigem um Veredito", em dois volumes, escrito por Josh MacDowell.
  3. Cientificismo ou cientismo é a doutrina dos que consideram os conhecimentos científicos como definitivos. Tem a razão como base e pode ser tomado como uma doutrina semelhante ao racionalismo. O Cientismo pode ser resumido na seguinte afirmação: "Tudo é explicável pela Ciência". Definição conforme Wikpédia.org
  4. Um bom livro para análise de como a Teoria da Relatividade e outras descobertas apontam para a existência de Deus, e também acham conexão de coerência com a Bíblia é "Mostre-me Deus", de Fred Heeren, pela Clio Editora.
  5. Amit Goswami é escritor, físico e conferencista. Foi professor da Universidade Oregon (EUA) durante 32 anos. Entre outros livros, escreveu "O Universo Auto-Consciente". Existem vídeos e transcrições de uma interessante entrevista dada por ele ao Programa Roda Viva, da TV Cultura. Francis Collins é um dos cientistas mais respeitados em todo o mundo. Foi diretor do Projeto Genoma Humano que mapeou nosso DNA. Escreveu o livro "A Linguagem de Deus", onde narra porque migrou do ateísmo para professar a fé cristã e como a estrutura do DNA humano indica a necessidade e realidade da espiritualidade.

3 comentários:

MLG disse...

Caro Pastor ...

Há um ex-membro falando horrores da Bíblia.

Comessaram parando de dar o dízimo, depois, pararam de ir na igreja e só levantam boatos contra os ungidos de Deus.

Agora estão dizendo que o nome de Jesus é errado, e que a Bíblia é uma fraude.

Pelo amor de Deus, refute esse maluco!!

Muitas pessoas da minha igreja estão dando crédito à esse lunático!!

Algumas pequenas congregações presbiterianas ficaram vazias por causa dele!!

http://www.youtube.com/watch?v=u8e0OK8d2qA

http://www.youtube.com/watch?v=YaaZW5wfMO8

http://www.youtube.com/watch?v=7lBLjPlqM1A

http://www.youtube.com/watch?v=mczznd_vl5s

Igreja Luz disse...

Querido irmão,

Nos link's destacados no seu comentário atualmente não há vídeos disponíveis. Se eu puder ajudar de alguma forma envie outras fontes de consulta.

Jean Chagas

MARIO CESAR DE ABREU disse...

Graça e Paz Pastor!


Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. João 15:20

Acredito que estes dois versículos respondem bem as questões e a indignação do Pastor.

Se sua filha está sendo "perseguida" é porque ela ,como o Mestre,está vivendo na presença do SENHOR. Alegre-se por isso.

E por fim,por mais que haja evidências o homem natural nunca vai entender.
Continuemos pois,a nossa pregação e defesa do evangelho.MC 1.15-FIL 1.16.

Em Cristo,

Mário César