Atenção Visitantes do Blog

Todos são bem-vindos e esperamos que o conteúdo seja edificante para a sua vida. Não se esqueça de deixar seu recado e participar de nossa enquete. Mais notícias e conteúdos em: http://www.comunidadeluz.com/

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Atos 11 - A Dinâmica da Graça


(Leia o Décimo Primeiro Capítulo de Atos e Meditemos Juntos)


Resumo do Ensino do Texto:

A narrativa bíblica parte do retorno de Pedro a Jerusalém e das conseqüências de sua experiência na casa de Cornélio (v.1-2). Foi difícil para a Igreja, composta inicialmente por judeus, entender que a graça salvadora estava a disposição dos não judeus (v. 2-3). Somente as evidências do derramar do Espírito sobre os gentios da maneira com que houvera sido oferecido aos próprios judeus pôde convence-los de que agora a comunidade de irmãos estendia-se a todas as nações (v. 18). A segunda parte do capítulo mostra como uma aparente perda (a morte de Estevão) é transformada pela graça em ganho, para que os desígnios de Deus fossem cumpridos (v.19). Além do evangelho se dispersar a muitas outras fronteiras, nasce uma igreja puljante e de testemunho poderoso. Neste ambiente, destaca-se o ministério de Barnabé, homem de fé e cheio do Espírito, que é o instrumento divino para lançar ao sagrado ministério Paulo, o homem do caminho de Damasco (v. 22-30).


Lições Preciosas para Minha Vida:

a) Não posso reduzir o agir de Deus e a extensão da sua poderosa graça àquilo que os meus olhos carnais conseguem alcançar. Deus pode fazer, e provavelmente fará, muito mais do que minha mente pode conceber;

b) Necessito de uma profunda sensibilidade para não me opor à obra real que o Senhor está realizando em função de meu excessivo zelo religioso;

c) Como desejo ser instrumento de Deus no mundo, devo aprender com Barnabé o caráter de um homem que move sua conduta nesta direção;

d) Preciso reproduzir meu ministério ao investir no estimulo e formação do ministério de outros, como Barnabé fez por Saulo.


Minha Oração:

"Senhor, tua graça é muito mais extensa do que meus olhos podem enxergar. Livra-me de pelejar contra o teu agir por falta de visão. Ao contrário, dá-me o caráter necessário para ser um cooperador daquilo que tu estás fazendo. Que eu possa ser instrumento também na capacitação e estímulo de outros que o Senhor deseja usar. Em nome de Jesus, Amém" (Jean Chagas)

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou um pouco atrasada em minhas devocionais e por isso também acho esse blog tao util. Ele nos permite ter acesso as devocionais de dias anteriores.
Sobre esse texto de Atos 11, me surpreendeu e tocou minha vida o fato como Barnabé e os demais cristaos conseguiam superar certas demandas de suas vidas pessoais e de seu mundo interior, nao deixando que esses movimentos interiores se sobrepusessem as suas missoes como cristaos e testemunhas do Deus vivo. Parece-me que certas picuinhas do ser humano sao ignoradas por esses cristaos primitivos que realmente tinham como lema "O viver é Cristo".