Atenção Visitantes do Blog

Todos são bem-vindos e esperamos que o conteúdo seja edificante para a sua vida. Não se esqueça de deixar seu recado e participar de nossa enquete. Mais notícias e conteúdos em: http://www.comunidadeluz.com/

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Atos 12 - Livramento e Castigo


(Leia o Décimo Segundo Capítulo de Atos e Meditemos Juntos)


Resumo do Ensino do Texto:

Os dois primeiros versos relatam a continuidade da perseguição à Igreja, agora pelas mãos de Herodes, que martiriza o Apóstolo Tiago (v.1-2). Com motivações políticas, resolve prender a Pedro com o mesmo intento de julgamento. Porém, de modo milagroso, Deus livra o Apóstolo da prisão, concomitantemente à oração intensa da comunidade cristã (v.3-11). A libertação sobrenatural de Pedro é recebida com grande alegria e conforta o povo de Deus diante da adversidade (v. 12-17). Em contrapartida, o Rei Herodes em sua arrogancia e soberba, é publicamente vitimado pelo castigo de Deus, através de um tipo de cancer terrívelmente público(v. 19-23). Apesar das tribulações, a Palavra de Deus continua expalhando-se pelo mundo (v.24-25).


Lições Preciosas para Minha Vida:

a) Seja na tribulação ou no livramento Deus está no controle de todas as coisas;

b) Quando Deus move seu poder para livrar os seus servos, não existe força que possa detê-lo;

c) A oração é um meo que Deus deseja usar para mover a sua graça a favor de seus filhos, portanto preciso de uma vida intensa de oração;

d) Deus livra os quebrantados e traz juízo sobre os orgulhosos. Isto deve gerar um santo temor no meu coração.


Minha Oração:

"Senhor, tu és um Deus de livramento. Que eu não venha temer diante dos homens, mas somente diante de ti. Como a ti aprouve usar a oração como meio de derramar a tua graça, me ensina a orar e me ajuda a intensificar minha vida de oração. A consciência de que tu livras o quebrantado e pune o soberbo me leva a clamar: quebranta continuamente o meu coração! Em nome de Jesus, Amém!"


Para Auxiliar:

O fato do Novo Testamento citar vários personagens políticos com o nome de Herodes gera certa confusão de entendimento. Para seu esclarecimento saiba: Herodes, o Grande, foi o rei dos judeus no tempo do nascimento de Jesus, tendo morrido ainda durante a infância do Messias. Deixou seu legado a seus três filhos: Herodes Arquelau, Herodes Antipas (que matou João Batista e julgou Jesus) e Herodes Agripa, o personagem do texto de Atos 12. Este último, é citado quanto à sua morte, não apenas por Lucas, mas também pelo historiador judeu Flavio Josefo. O Heodes Agripa que aparece no capítulo 25 de Atos é filho deste Herodes, e herdou o mesmo nome de pai. (Fonte: O Novo Dicionário da Bíblia, Edições Vida Nova)

Nenhum comentário: