(Leia o Décimo Oitavo Capítulo de Atos dos Apóstolos e Meditemos Juntos)
Resumo do Ensino do Texto:
Em continuidade à sua segunda viagem missionária, o Apóstolo Paulo segue de Atenas para Corinto. Recebe grande oposição dos judeus, porém é confortado pelo Senhor e instruído a dedicar mais tempo naquela cidade em virtude de Deus ter muitos alí para salvar. Este capítulo também introduz a importante cidade de Éfeso no contexto da evangelização. Muitos personagens importantes aparecem nesta narrativa: Áquila, Priscila e Apolo. Cada um torna-se importante instrumento para a proclamação do evangelho, com suas contribuições específicas. Assim como Silas e Timóteo, Deus levanta muitos outros como instrumentos nas suas mãos. Além de alcançar novas fronteiras, Paulo demonstra o esforço de consolidar os frutos já alcançados.
Lições Preciosas para Minha Vida:
a)Diante das adversidades, quando a colheita parece que nunca vai acontecer, preciso ouvir o consolo que vem do meu Deus e estar convicto de que tudo que o Senhor intenta fazer ele fará. No seu tempo!
b)Preciso estar sempre aberto à colaboração de meus irmãos em Cristo, pois todos são chamados para cooperarem conjuntamente com a expansão do Reino de Deus.
c)É preciso não apenas alcançar novos frutos mas também consolidar os que já foram alcançados, como o Apóstolo fez ao regressar aos irmãos evangelizados anteriormente para fortalece-los.
Minha Oração:
"Senhor, quando minhas forças estiverem esgotadas e as dificuldades me cegarem o entendimento, dá-me uma palavra de conforto e direção. Mas não permita que desfaleça a minha alma no caminho. Usa os meus irmãos na minha vida e use a minha vida para servir os meus irmãos. Concede abênção de poder frutificar e consolidar os frutos da frutificação. Para tua glória eu peço. Em nome de Jesus, Amém!" (Jean Chagas)
3 comentários:
Larry Craabb cita Henri Nouwen em um de seus livros e diz: "Fui recebido de braços abertos, tive toda a atenção e o afeto que poderia esperar e ainda me ofereceram um lugar seguro e pleno de amor para crescer espiritual e emocionalmente. Tudo parecia perfeiro. Mas precisamente neste momento, desmoronei - como se precisasse de um lugar seguro para chegar ao fundo."
Fiz esta citação porque creio que o autor conseguiu uma boa definição para a comunidade espiritual: " que esta seja um lugar seguro para chegar ao fundo, que seja seguro suficiente para aceitar a aflição, o fracasso, a incapacidade de enfrentar as situações e, em meio à tormenta, um lugar para redescobrir a vida."
Que este seja um espaço onde possamos compartilhar o que DEUS tem falado aos nossos corações através de sua palavra e que com o tempo possamos nos sentir seguros como comunidade a ponto de chegar ao fundo e assim ver o que DEUS tem feito em, e através de nós.
- Lições preciosas para minha vida:
Que não devo me esquecer das promessas de DEUS para minha vida, ainda que passe muito tempo.
O SENHOR disse a Paulo que não temesse e depois de um ano e meio quando os judeus fizeram um levante contra ele o SENHOR não permitiu que lhe fizessem mal.
Minha oração:
"Pai que a cada dia eu possa aprender mais das tuas promessas, e assim viver firmada nelas, ainda que para mim possam parecer demoradas, que eu aprenda a esperar somente em TI, em nome do SENHOR JESUS, amém"
Jaquellyne Vilela
Jaque,
Obrigado por partilhar no blog sua devocional em Atos 18. Muito, muito bom. Parabéns!
A responsabilidade de difundir o Evangelho é de todos nós. Realmente é preciso entendermos nossa responsabilidade individual e comunitária nesta direção. Sendo assim, não haverá qualquer razão para concentrar acúmulos de tarefas sobre um pequeno grupo de pessoas, porque cada um estará comprometido com sua consciência e vocação.
Deus não muda de história e é sempre presente na nossa. Esta é a garantia que temos para "ir" na direção que já nos deu por meio da Sua Palavra.
Ericson Martins
contato@projetoperu.com
Postar um comentário