Atenção Visitantes do Blog

Todos são bem-vindos e esperamos que o conteúdo seja edificante para a sua vida. Não se esqueça de deixar seu recado e participar de nossa enquete. Mais notícias e conteúdos em: http://www.comunidadeluz.com/

sexta-feira, 21 de março de 2008

Atos 20 - O Que Pode Valer Mais do Que a Vida?


(Leia o Capítulo 20 de Atos dos Apóstolos e Meditemos Juntos)


Resumo do Ensino do Texto:

A narrativa do capítulo 20 começa dando-nos o trajeto de Paulo após o conflito em Éfeso. Mais uma vez sua opção é fortalecer as comunidades já alcançadas. Neste caso, as comunidades pertencendes à região da macedônia. Destaca-se o insidente em Trôade, quando o jovem Êutico caiu de uma sacada, durante uma pregação de Paulo, sendo ressuscitado diante dos presentes. Começa a desafiante viajem de Paulo de volta a Jerusalém. Faz uma passagem por Mileto para encontrar-se com os presbíteros de Éfeso. Há um tom triste de despedida. Aqui temos um pouco do coração e do caráter do Apóstolo exposto em suas próprias palavras. Para mim, destaca-se seu profundo amor que lhe conduziu a perseverar nos memomentos difíceis (v. 19); Uma preocupação constante com a fidelidade da exposição das verdades do Reino de Deus (v. 20, 27); Sua total devoção a Deus, sendo o ministério e o Reino de Deus mais valiosos do que a própria vida (v. 24); Por fim, revela-se o caráter compassivo e misericordioso do Apóstolo, a partir do ensino de Jesus de que é bem-aventurado quem pode dar.


Lições para Minha Vida:

1. Usar dons e talentos no Reino é importante. Porém, não há nada mais relevante do que demonstrar o caráter de Cristo. Que as pessoas vejam mais a Jesus em mim do que qualquer dom ou talento que possa ter;

2. O amor cristão e a fidelidade à palavra precisam andar juntos. Paulo revelava tanto uma coisa quanto a outra em sua vida. Preciso manter sempre o equilíbrio entre estas coisas;

3. Só deve existir um lugar para o Reino de Deus na minha existência: o primeiro! Nem a própria vida deve valer mais do que Jesus para mim.


Minha Oração:

"Senhor, aperfeiçoa a cada dia o caráter do teu Filho em mim. Concede-me o equilíbrio necessário entre o amor perseverante e a fidelidade à tua Palavra de um modo integral. Que o teu perdão me alcance por tantas vezes subjulgar a importãncia do teu Reino a questões de valor tão menor. Renova meu coração na tua presença para amá-lo mais do que a vida que me destes. Em nome de Jesus, Amém!"

3 comentários:

Anônimo disse...

Creio que o testemunho de Jesus e de tantos discípulos no decorrer da história diante das mais angustiantes perseguições devem, acima de tudo, encorajar-nos ao serviço do Senhor e fortalecer nossa convição na Palavra de Deus. Meu sincero desejo é poder crescer no relacionamento com o Senhor na mesma medida da disposição em obedecê-Lo, para isto, conto com a Sua misericórdia sobre mim nas poucas iniciativas que assumo nesta direção.
Que o Senhor fortaleça nossos irmãos em todo mundo para perseverarem na esperança dAquele que os chama para a vida.

Ericson Martins
Igreja Presbiteriana Luz
contato@projetoperu.com

Anônimo disse...

Paulo servia ao Senhor com humildade. Falava ao povo publicamente, inclusive de casa em casa. Paulo em nada considerava a vida preciosa p/ si mesmo, mas contava q completasse em sua vida o ministério q havia recebido do Senhor Jesus, de testemunhar o evangelho de Deus!
Q o Senhor Jesus assim nos capacite em nossas lideranças, pra q jamais morra em nós o amor e zelo pelo ministério a q fomos proposto.

Anônimo disse...

Uma das coisas que me causa impacto, neste texto, o amor por parte de Paulo no abraçar, na simplicidade dele diante do milagre de Deus, no compartilhar da palavra de Deus, ele era um apaixonado, e devemos aprender muito com ele, que Deus nos abençõe!!
Márcio Nunes.