Atenção Visitantes do Blog

Todos são bem-vindos e esperamos que o conteúdo seja edificante para a sua vida. Não se esqueça de deixar seu recado e participar de nossa enquete. Mais notícias e conteúdos em: http://www.comunidadeluz.com/

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Não Existe Voto Autônomo para um Cristão!



"Quando, porém, disseram: 'Dá-nos um rei para que nos lidere', isso desagradou a Samuel; então, ele orou ao Senhor. E o Senhor lhe respondeu: 'Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei'." 1 Samuel 8.6-7




O desejo de autonomia em relação a Deus é um terrível caminho e um grande engodo para um cristão. O compromisso assumido com o senhorio de Cristo nos obriga a depositar aos pés de sua vontade toda e qualquer decisão que necessitemos tomar. Isto envolve o nosso dever democrático e nossa liberdade de escolha através do voto.


Para o discípulo de Jesus a decisão de seu voto nada mais é do que o resultado da busca do discernimento da vontade de Deus. Os números a serem digitados na urna eletrônica precisam estar cativos da sincera busca do acerto, e do desejo sincero do eleitor cristão de ser coerente com sua consciência diante de Deus.


O problema de Israel no tempo de Samuel não era o fato de o povo desejar um rei em si, mas a intenção deliberada de excluírem Deus como o verdadeiro soberano de suas vidas, lançando-se a uma escolha autônoma. Não é com este mesmo sentimento de liberdade absoluta que muitos cristãos estão definindo o seu voto?


Quero sugerir alguns elementos que podem contribuir para um voto consciente, debaixo de submissão a Deus e no exercício de uma verdadeira cidadania:




  1. Conheça as propostas dos candidatos que intenta votar e veja a coerência do que sugerem com os valores que norteiam o Reino de Deus;


  2. Conheça a trajetória histórica e ética dos candidatos que intenta votar comparando suas promessas e propostas com o curso público de suas condutas;


  3. Busque verificar a veracidade de informações que surgem de boatos, fofocas e casuísmos eleitorais, ou se de fato tais informações correspondem com a verdade sobre alguém ou seu partido;


  4. No caso dos candidatos que se declaram cristãos, seja ainda mais rigoroso na avaliação de sua vida pública e de suas idéias, pois levarão consigo o testemunho de Cristo às esferas de poder;


  5. Caso identifique num cristão genuíno a ética necessária para o exercício público, em oração, busque oferecer-lhe a primazia de seu voto. A Bíblia é clara em dizer que quando o justo governa o povo se alegra (Provérbios 29.2).


  6. Não escravize o seu voto a nada e a ninguém, a não ser à Cruz de Cristo. Como toda decisão em sua vida, sua mente deve estar cativa do desejo de agradar o Senhor. Para isto Ele lhe concedeu inteligência, senso crítico e temor.



Jean Chagas



2 comentários:

Nair disse...

Excelente reflexão, pastor.Precisamos ser lembrados que o Senhor nos dá não apenas fé e salvação, mas também inteligência e senso crítico para fazermos diferença.Não subestimemos isso!

Mirian disse...

Olá pastor!Gostei muito de suas palavras.Não podemos votar de forma irresponsável...não vamos "entregar pra Deus" porque Deus não vota,ele precisa que votemos,mas ele poderá elejer as pessoas corretas através de nós.Devemos nos lembrar que "o que é de César é de César e o que é de Deus é de Deus",portanto temos deveres neste mundo e neste país...