Atenção Visitantes do Blog

Todos são bem-vindos e esperamos que o conteúdo seja edificante para a sua vida. Não se esqueça de deixar seu recado e participar de nossa enquete. Mais notícias e conteúdos em: http://www.comunidadeluz.com/

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Atos 19 - Paulo em Éfeso (Parte 1)

(Ruínas do Templo de Diana em Éfeso - dias atuais)



(Leia os Versos 1 a 20 do Décimo Nono Capítulo de Atos dos Apóstolos e Meditemos Juntos)

Resumo do Ensino do Texto:
O Capítulo 19 fala sobre o importante ministério de Paulo em Éfeso. No capítulo anterior somos informados que durante três meses ele havia pregado na sinagoga daquela cidade. Agora, por um período de 2 anos ele dedica sua ação a partir desta importante metropole. A narrativa começa com a descrição do encontro de Paulo com alguns discípulos cujo conhecimento era distorcido e sua experiência era apens com o batismo de João. Depois, temos um relato geral das circunstâncias que envolveram o ministério paulino em Éfeso: 1. Pregação por três meses na sinagoga, com enfoque no Reino de Deus; 2. Grandes sinais sendo manifestados pelo Apóstolo em uma cidade marcada pela superstição; 3. Resitência dos judeus e transferência dos encontros de discipulado para a escola de Tirano; 4. A autoridade de Paulo em comparação com a falta de autoridade espiritual dos judeus ("Que vergonha, filhos de Ceva!"); 5. Os grandes frutos deste período, dando ensejo à pregação do evangelho por toda Ásia.

Lições Para Minha Vida:

a) Devo estar sempre conscio que o centro da mensagem cristã é o Reino de Deus, seu Rei e a condição dos homens dinate desta realidade. Sou cidadão deste reino, em viagem dinplomática em nome do Rei, para anunciar seu poder e glória.


b) Aprendo com o Apóstolo que as estratégias e recursos precisam ser moldados para dar lugar ao que é central: O anúncio do Reino e a instrução dos novos discípulos. Se não é possível na sinagoga, aluguemos a escola de Tirano, mas a obra não pode parar.


c) Sou motivado a crer que a dedicação a longo prazo gera impacto maior e mais consistente, como foi o resultado do ministério mais extenso de Paulo em Éfeso.

Minha Oração:
"Pai amado, venha o teu Reino e seja feita a tua vontade como Jesus nos ensinou a orar. A ti adoro, ò Rei, e peço as estratégias e os recursos vindos de ti para cumprir o meu chamado e ser-lhe fiel. Concede-me a alegria da colheita, como fizeste a teu filho Paulo em Éfeso. Em nome de Jesus, Amém!" (Jean Chagas)

Para auxiliar:
Éfeso era uma das cidades mais importantes do mundo romano dos tempos bíblicos. O ministério de Paulo nesta cidade gerou as condições para o nascimento da Igreja em Laodiéia, Colossos e Hierápolis (cidades da Ásia). Observe as localizações pelo mapa acima.

Um comentário:

Bruno Rodrigues disse...

Essa imagem primeira é do tempo de Diana, sim... mas é Évora, Portugal.