Atenção Visitantes do Blog

Todos são bem-vindos e esperamos que o conteúdo seja edificante para a sua vida. Não se esqueça de deixar seu recado e participar de nossa enquete. Mais notícias e conteúdos em: http://www.comunidadeluz.com/

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Atos 27 - Fé na Tormenta



Resuma o que o texto ensina :
          O contexto deste capítulo narra a última viagem do apóstolo Paulo, ocasião em que ele e outros prisioneiros estavam sendo levados para Roma, onde seriam julgados.
          Após deixarem uma "ilhota" (v.16) chamada Clauda na costa ocidental de Creta, partiram em direção à Itália sob os cuidados de um centurião (nome originado por causa do comando de 100 homens) romano chamado Júlio. Homem de "cabeça dura". Paulo, embora prisioneiro os aconselhou não fazer aquela viagem (parece até ironia), porque pressentia que algo ruim aconteceria, mas Júlio preferiu ouvir o conselho do piloto (v.11) em detrimento do homem de Deus. Ali, após fortes tormentas e sendo despedaçado o navio, Paulo, preso pelas mãos e num gesto curioso, garantiu aos demais presos que "nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio" (v.21) porque tivera um encontro com Jesus (v.23-24), Quem lhe deu esta autoridade. E foi assim que sucedeu : salvando-se "uns em tábuas, e outros em destroços do navio. E foi assim que todos [276 pessoas, v.37] se salvaram em terra" (v.44).
          Este episódio me fez lembrar a experiência de Jonas. Sua desobediência provocou a ira de Deus e por isto foi lançado ao mar por seus companheiros de viagem. No caso de Paulo, o fato de ter sido lançado ao mar, foi em razão de obediência. Ali no mar, nadando até a ilha de Malta, com muita fome (v.33), cansado e sob o alto risco de vida porque o mar ainda estava agitado, uma consciência clara este missionário por excelência demonstrou que a obediência deve nos acompanhar até as últimas conseqüências sem que percamos o ânimo de servi-Lo e a certeza do livramento que só pode vir do Senhor.

Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal ?
           a) Servir a Deus não significa que não encontrarei grandes dificuldades em decorrência da obediência, e isto me conforta, porque sei que no final tudo será transformado em honra ao Seu nome;
          b) Compreendo também que o juízo que os outros fazem a meu respeito nem sempre significam que são falsos, apenas cumprem seu papel num plano maior de Deus;
          c) Sinto-me ainda mais desafiado a ouvir mais conselhos de homens sábios, tementes a Deus, que debater com minhas interpretações a cerca das situações que me envolvem, pois são instrumentos para minha orientação, exortação e consolo;
          d) Aprendo também que mesmo em meio a tantas limitações devo ter sempre a Palavra de Deus disposta em meus lábios para o conselho daqueles a quem Deus quer salvar.

Escreva estes desafios para sua vida em forma de oração :

"Senhor Jesus, muito obrigado por trazer-me estas verdades tão preciosas ao meu coração. Obrigado por me alertar e exortar onde necessito correção. Continue a falar comigo, assim, na simplicidade das devocionais diárias. Faça de mim servo fiel ao Senhor, sempre pronto para ouvi-Lo e disposto para obedecê-Lo com sincera alegria de ser útil na realização da Sua perfeita vontade. Em nome de Jesus, amém !"


Ericson Martins
Igreja Presbiteriana Luz
contato@projetoperu.com




terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Atos 19 - Paulo em Éfeso (Parte 1)

(Ruínas do Templo de Diana em Éfeso - dias atuais)



(Leia os Versos 1 a 20 do Décimo Nono Capítulo de Atos dos Apóstolos e Meditemos Juntos)

Resumo do Ensino do Texto:
O Capítulo 19 fala sobre o importante ministério de Paulo em Éfeso. No capítulo anterior somos informados que durante três meses ele havia pregado na sinagoga daquela cidade. Agora, por um período de 2 anos ele dedica sua ação a partir desta importante metropole. A narrativa começa com a descrição do encontro de Paulo com alguns discípulos cujo conhecimento era distorcido e sua experiência era apens com o batismo de João. Depois, temos um relato geral das circunstâncias que envolveram o ministério paulino em Éfeso: 1. Pregação por três meses na sinagoga, com enfoque no Reino de Deus; 2. Grandes sinais sendo manifestados pelo Apóstolo em uma cidade marcada pela superstição; 3. Resitência dos judeus e transferência dos encontros de discipulado para a escola de Tirano; 4. A autoridade de Paulo em comparação com a falta de autoridade espiritual dos judeus ("Que vergonha, filhos de Ceva!"); 5. Os grandes frutos deste período, dando ensejo à pregação do evangelho por toda Ásia.

Lições Para Minha Vida:

a) Devo estar sempre conscio que o centro da mensagem cristã é o Reino de Deus, seu Rei e a condição dos homens dinate desta realidade. Sou cidadão deste reino, em viagem dinplomática em nome do Rei, para anunciar seu poder e glória.


b) Aprendo com o Apóstolo que as estratégias e recursos precisam ser moldados para dar lugar ao que é central: O anúncio do Reino e a instrução dos novos discípulos. Se não é possível na sinagoga, aluguemos a escola de Tirano, mas a obra não pode parar.


c) Sou motivado a crer que a dedicação a longo prazo gera impacto maior e mais consistente, como foi o resultado do ministério mais extenso de Paulo em Éfeso.

Minha Oração:
"Pai amado, venha o teu Reino e seja feita a tua vontade como Jesus nos ensinou a orar. A ti adoro, ò Rei, e peço as estratégias e os recursos vindos de ti para cumprir o meu chamado e ser-lhe fiel. Concede-me a alegria da colheita, como fizeste a teu filho Paulo em Éfeso. Em nome de Jesus, Amém!" (Jean Chagas)

Para auxiliar:
Éfeso era uma das cidades mais importantes do mundo romano dos tempos bíblicos. O ministério de Paulo nesta cidade gerou as condições para o nascimento da Igreja em Laodiéia, Colossos e Hierápolis (cidades da Ásia). Observe as localizações pelo mapa acima.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Atos 18 - O Evangelho em Corinto e Éfeso

(Leia o Décimo Oitavo Capítulo de Atos dos Apóstolos e Meditemos Juntos)


Resumo do Ensino do Texto:

Em continuidade à sua segunda viagem missionária, o Apóstolo Paulo segue de Atenas para Corinto. Recebe grande oposição dos judeus, porém é confortado pelo Senhor e instruído a dedicar mais tempo naquela cidade em virtude de Deus ter muitos alí para salvar. Este capítulo também introduz a importante cidade de Éfeso no contexto da evangelização. Muitos personagens importantes aparecem nesta narrativa: Áquila, Priscila e Apolo. Cada um torna-se importante instrumento para a proclamação do evangelho, com suas contribuições específicas. Assim como Silas e Timóteo, Deus levanta muitos outros como instrumentos nas suas mãos. Além de alcançar novas fronteiras, Paulo demonstra o esforço de consolidar os frutos já alcançados.

Lições Preciosas para Minha Vida:

a)Diante das adversidades, quando a colheita parece que nunca vai acontecer, preciso ouvir o consolo que vem do meu Deus e estar convicto de que tudo que o Senhor intenta fazer ele fará. No seu tempo!

b)Preciso estar sempre aberto à colaboração de meus irmãos em Cristo, pois todos são chamados para cooperarem conjuntamente com a expansão do Reino de Deus.

c)É preciso não apenas alcançar novos frutos mas também consolidar os que já foram alcançados, como o Apóstolo fez ao regressar aos irmãos evangelizados anteriormente para fortalece-los.


Minha Oração:

"Senhor, quando minhas forças estiverem esgotadas e as dificuldades me cegarem o entendimento, dá-me uma palavra de conforto e direção. Mas não permita que desfaleça a minha alma no caminho. Usa os meus irmãos na minha vida e use a minha vida para servir os meus irmãos. Concede abênção de poder frutificar e consolidar os frutos da frutificação. Para tua glória eu peço. Em nome de Jesus, Amém!" (Jean Chagas)

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Atos 17 - "Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo"


(Leia o Décimo Sétimo Capítulo de Atos dos Apóstolos e Medite Comigo)


Resumo do Ensino do Texto:

Todo o capítulo está ambientado na segunda viagem de Paulo, acompanhado de sua equipe. A narrativa discorre acerca de como o evangelho foi pregado e recebido em três cidades: Tessalônica, Beréia e Atenas. Nas duas primeiras cidades o Apóstolo utiliza sua estratégia clássica: pregar o evangelho nas sinagogas judáicas, apresentando Jesus como o messias prometido do Antigo Testamento, ampliando o alcance de sua mensagem também aos não judeus. A experiência em Atenas difere desta abordagem. Seu ponto de partida é a própria idolatria do povo ateniense e os princípios da criação e da sustentação da vida, uma vez que seu embate era com correntes filosóficas gregas muito interessadas em novas polemizações.


Lições Preciosas para Minha Vida:

a) Devo ter a consciência clara que para expor o evangelho e a salvação de Jesus eu terei que relacionar-me com pessoas de diferentes realidades e com reações também diferenciadas.

b) Uma vez que vivo num mundo pluralista e místico, como a sociedade daquela época, preciso estar preparado para saber dar a razão da minha fé com sabedoria diante de diversas formas de pensar.

c) Renova-se o desafio de buscar ser persistente nos valores do Reino e na obra de Deus, diante das adversidades e oposições, como foram os meus irmãos no passado.


Minha Oração:

"Senhor, concede a mim um coração que saiba amar as pessoas com suas diferenças e reações e, ao mesmo tempo, manter os meus valores e princípios. Encha o meu ser da sabedoria necessária para testificar seu amor e graça a pessoas próximas que pensam tão distante da maneira como compreendo a fé. Que as oposições de um mundo longe de ti não vençam a minha coragem de continuar minha viagem no trilho da tua vontade até aquele 'Dia'. Em Jesus, Amém!"

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Atos 16 - Passa a Macedônia e ajuda-nos.



Resuma o que o texto ensina :
          Este, talvez, seja um dos capítulos mais conhecidos da maioria em função de dois episódios que demasiadamente já foram usados em pregações e estudos durante muitos anos : (1) A visão que o apóstolo Paulo recebeu do macedônio que lhe rogara : "Passa a Macedônia e ajuda-nos" (v. 9) e (2) a afirmação ao carcereiro : "Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa" (v.31). Porém, entre tantas, algumas observações essencialmente importantes na compreensão do texto chamou-me a atenção :
          a) Paulo e sua equipe, entre eles Timóteo, estavam motivados para visitarem algumas Regiões e anunciarem o Evangelho, mas por duas vezes foram impedidos pelo Senhor, conforme citação dos versos 6 e 7. Somente em Trôade (parte da Turquia) Paulo compreendeu a direção que deveriam seguir (v.10), e partiram (v.11).
          b) Em Trôade, na cidade de Filipos, Deus "abriu o coração" de Lídia (ou a lídia, por ser originada da região chamada Lídia que era a parte ocidental da Ásia Menor) para "atender às coisas que Paulo dizia" (14). O ambiente era de proibição de cultos públicos dos judeus pelo imperador Cláudio. Mas "Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa" (v.15) pediram para que os missionários se hospedassem em sua casa, onde ali ficaram. Eles foram os primeiros na Europa a se converterem pelo ensino fiel das Escrituras. Depois de presos, os missionários voltaram à casa de Lídia (v.40) para confortá-los. Assim, a casa de Lídia tornou-se um local secreto de reuniões da recém congregação de "irmãos da fé" sendo estes os pioneiros da igreja filipense.

Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal ?
          a) Pelo princípio da fé bíblica, sou convencido do quanto minha vida deve ser instrumento útil nas mãos do Senhor para a evangelização e discipulado de novos cristãos;
          b) Aprendo que, embora seja difícil compreender a direção de Deus, devo sempre confiar que onde ele me levar, fará exatamente o que ele planejou fazer em e por meio da minha vida. Logo, não posso me angustiar de onde saí, e sim, confiar nEle para onde quis e quer me levar;
          c) Compreendo e me sinto encorajado ainda mais a valorizar, ainda que apenas uma pessoa no processo de discipulado pessoal através de relacionamentos;
          d) Me sinto também, cheio de esperança no Senhor, quanto ao trabalho de pequenos grupos (cultos nos lares). Onde há exposição clara das Escrituras e relacionamentos fortalecidos pela mesma fé, o que se testemunha é a edificação de uma igreja destemida na sua vocação.

Escreva estes desafios para sua vida em forma de oração :


"Querido Senhor Jesus, me alegro muito nos Seus caminhos e por me fazer enxergar o quanto Sua condução é segura e reveladora. Perdoa-me por muitas vezes não compreender Seus métodos de me fazer crescer em confiança. Livra-me de toda agitação interior que me impeça de ter paz para esperar e de chegar onde o Senhor mesmo quer. Obrigado por cuidar da minha vida e da minha casa. Obrigado por Ser presente em todos os momentos da minha história. Leva-me e usa-me onde deseja, e faça o que não farei jamais longe da Sua orientação. Em nome de Jesus, oro crendo."

Ericson Martins
Igreja Presbiteriana Luz
contato@projetoperu.com







quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Atos 13 - Um Chamado para Novas Fronteiras


(Leia o Décimo Terceiro Capítulo de Atos dos Apóstolos e Meditemos Juntos)


Resumo do Ensino do Texto:

A Igreja de Antioquia, que era proeminente em sua liderança, em adoração e oração foi orientada pelo Espírito a enviar Barnabé e Saulo para uma grande obra que lhes era designada (v. 1-3). Eles descem à Selêucia de onde navegam para a ilha de Chipre. Na ilha proclamam a Palavra nas cidades de Salamina e Pafos. Nesta última cidade, contam com a admiração e interesse do procônsul Sérgio Paulo e a oposição de Elimas, o mágico (v. 4-12). Dali, partem para Perge, e prosseguem para Antioquia da Pisídia, onde pregam durante um período. Temos aqui uma síntese da mensagem de Paulo e Barnabé nas sinagogas (v. 13-43). O resultado é uma aceitação da Palavra por muitos não judeus e grande resistência de seus irmãos de nacionalidade (v. 46-48). Os que creem, assim o fazem conforme o desígnio de Deus (v. 48). Os frutos geram grande oposição. A viagem continua na direção de Icônio, e eles mantem-se cheios de alegria e do Espírito Santo (v. 49-52).


Lições Preciosas para Minha Vida:

a) Deus separa seus servos para tarefas específicas no ministério de seu Reino. Preciso discernir qual é o meu lugar e a minha tarefa no corpo de Cristo;

b) Preciso buscar de Deus estratégias e conhecimento para cumprir o meu papel, como Paulo e Barnabé demonstram em sua viagem;

c) Necessito crer que a conversão é uma obra de Deus nos homens, portanto, cabe a mim pregar, e deixar os resultados nas mãos do Senhor;

d) Não devo estranhar a perseguição quando busco frutificar no Reino de Deus. Assim aconteceu com todos os seus servos em serviço conforme registra o Livro de Atos. Eles continuavam alegres e cheios do Espírito apesar destas adversidades.


Minha Oração:

"Dá-me, Senhor, o discernimento da minha tarefa no teu Reino e concede-me as estratégias e o conhecimento necessário para cumprí-la. Tire qualquer alto suficiência que me leve a pensar que os resultados são fruto de qualquer outra coisa do que os teus desígnios. Diante das perseguições, sustenta a minha alegria em ti e o agir do teu Espírito. Em nome de Jesus, Amém!" (Jean Chagas)

Atos 12 - Livramento e Castigo


(Leia o Décimo Segundo Capítulo de Atos e Meditemos Juntos)


Resumo do Ensino do Texto:

Os dois primeiros versos relatam a continuidade da perseguição à Igreja, agora pelas mãos de Herodes, que martiriza o Apóstolo Tiago (v.1-2). Com motivações políticas, resolve prender a Pedro com o mesmo intento de julgamento. Porém, de modo milagroso, Deus livra o Apóstolo da prisão, concomitantemente à oração intensa da comunidade cristã (v.3-11). A libertação sobrenatural de Pedro é recebida com grande alegria e conforta o povo de Deus diante da adversidade (v. 12-17). Em contrapartida, o Rei Herodes em sua arrogancia e soberba, é publicamente vitimado pelo castigo de Deus, através de um tipo de cancer terrívelmente público(v. 19-23). Apesar das tribulações, a Palavra de Deus continua expalhando-se pelo mundo (v.24-25).


Lições Preciosas para Minha Vida:

a) Seja na tribulação ou no livramento Deus está no controle de todas as coisas;

b) Quando Deus move seu poder para livrar os seus servos, não existe força que possa detê-lo;

c) A oração é um meo que Deus deseja usar para mover a sua graça a favor de seus filhos, portanto preciso de uma vida intensa de oração;

d) Deus livra os quebrantados e traz juízo sobre os orgulhosos. Isto deve gerar um santo temor no meu coração.


Minha Oração:

"Senhor, tu és um Deus de livramento. Que eu não venha temer diante dos homens, mas somente diante de ti. Como a ti aprouve usar a oração como meio de derramar a tua graça, me ensina a orar e me ajuda a intensificar minha vida de oração. A consciência de que tu livras o quebrantado e pune o soberbo me leva a clamar: quebranta continuamente o meu coração! Em nome de Jesus, Amém!"


Para Auxiliar:

O fato do Novo Testamento citar vários personagens políticos com o nome de Herodes gera certa confusão de entendimento. Para seu esclarecimento saiba: Herodes, o Grande, foi o rei dos judeus no tempo do nascimento de Jesus, tendo morrido ainda durante a infância do Messias. Deixou seu legado a seus três filhos: Herodes Arquelau, Herodes Antipas (que matou João Batista e julgou Jesus) e Herodes Agripa, o personagem do texto de Atos 12. Este último, é citado quanto à sua morte, não apenas por Lucas, mas também pelo historiador judeu Flavio Josefo. O Heodes Agripa que aparece no capítulo 25 de Atos é filho deste Herodes, e herdou o mesmo nome de pai. (Fonte: O Novo Dicionário da Bíblia, Edições Vida Nova)

Atos 11 - A Dinâmica da Graça


(Leia o Décimo Primeiro Capítulo de Atos e Meditemos Juntos)


Resumo do Ensino do Texto:

A narrativa bíblica parte do retorno de Pedro a Jerusalém e das conseqüências de sua experiência na casa de Cornélio (v.1-2). Foi difícil para a Igreja, composta inicialmente por judeus, entender que a graça salvadora estava a disposição dos não judeus (v. 2-3). Somente as evidências do derramar do Espírito sobre os gentios da maneira com que houvera sido oferecido aos próprios judeus pôde convence-los de que agora a comunidade de irmãos estendia-se a todas as nações (v. 18). A segunda parte do capítulo mostra como uma aparente perda (a morte de Estevão) é transformada pela graça em ganho, para que os desígnios de Deus fossem cumpridos (v.19). Além do evangelho se dispersar a muitas outras fronteiras, nasce uma igreja puljante e de testemunho poderoso. Neste ambiente, destaca-se o ministério de Barnabé, homem de fé e cheio do Espírito, que é o instrumento divino para lançar ao sagrado ministério Paulo, o homem do caminho de Damasco (v. 22-30).


Lições Preciosas para Minha Vida:

a) Não posso reduzir o agir de Deus e a extensão da sua poderosa graça àquilo que os meus olhos carnais conseguem alcançar. Deus pode fazer, e provavelmente fará, muito mais do que minha mente pode conceber;

b) Necessito de uma profunda sensibilidade para não me opor à obra real que o Senhor está realizando em função de meu excessivo zelo religioso;

c) Como desejo ser instrumento de Deus no mundo, devo aprender com Barnabé o caráter de um homem que move sua conduta nesta direção;

d) Preciso reproduzir meu ministério ao investir no estimulo e formação do ministério de outros, como Barnabé fez por Saulo.


Minha Oração:

"Senhor, tua graça é muito mais extensa do que meus olhos podem enxergar. Livra-me de pelejar contra o teu agir por falta de visão. Ao contrário, dá-me o caráter necessário para ser um cooperador daquilo que tu estás fazendo. Que eu possa ser instrumento também na capacitação e estímulo de outros que o Senhor deseja usar. Em nome de Jesus, Amém" (Jean Chagas)

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Atos 10 - Romper Paradigmas


(Leia o Décimo Capítulo de Atos dos Apóstolos e Medite Comigo)


Resumo do Ensino do Texto:

A história de Cornélio expande a obra de salvação aos não judeus de origem greco-romana. Após o Pentecostes o Senhor havia surpreendido os Apóstolos ao conceder o Evangelho e os mesmos sinais de seu Espírito aos Samaritanos. Mas, agora, Deus move de modo sobrenatural o Apóstolo Pedro para que ele fosse testemunha ocular de que o Evangelho e o poder do Espírito seria concedido a todos os que crecem, inclusive os gentios. Os paradigmas culturais e teológicos de Pedro tiveram que ser quebrados diante do derramar da graça de Deus sobre a família de Cornélio. Eis o porque da similaridade da experiência dos judeus no capítulo 2, dos samaritanos no capítulo 8, e agora dos gentios no capítulo 10: O Evangelho é para todos os povos, bem como a bênção do Espírito Santo sobre todos os crentes. Portanto, o pentecostes é um evento da salvação que foi manifestado sobre judeus, samaritanos e gentios.


Lições Preciosas para Minha Vida:

a) Preciso vencer preconceitos culturais e religiosos quanto ao poder do alcance da graça de Deus sobre a vida de pessoas que ele deseja alcançar e transformar;

b) Como um não judeu que sou, as bênçãos da Nova Aliança são para mim de modo integral e pleno. Sou parte do povo de Deus pelo sacrifício de Jesus;

c) Da mesma forma que Deus contemplou a piedade e o coração de Cornélio, minha busca e sinceridade diante dele é vista e honrada, mesmo não sendo merecedor de nada de bom que Deus faça por mim.


Minha Oração:

"Senhor, quebra todo preconceito que possa existir em mim quanto ao alcance da tua graça sobre a vida de outras pessoas. Me leva a quebrar velhos paradigmas que amarrem a dedicação ao teu serviço. Leva-me a perceber a extensão do seu amor e a crer que cada atitude minha de devoção e obediência está sendo observada pelos teus olhos de bondade. E como o Senhor encheu a casa de Cornélio com o teu Espírito, encha também o meu lar. Em nome de Jesus, Amém." (Jean Chagas)



Para auxiliar:

Existe um material editado pela Agência Missões Horizontes, intitulado "Intercessão Mundial" que mostra a realidade da expansão do evangelho em todas as nações do mundo. Você pode conhecê-lo e/ou adquiri-lo pelo link: http://www.mhorizontes.org.br/loja/sessoes.asp?item=32&Categoria=48 . Caso queira conhecer estatísticas da presença evangélica no Brasil, vá ao nosso site, http://www.comunidadeluz.com/ e entre em weblinks, acessando os ítens em "Pesquisas/Estatísticas".

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Atos 9 - E no Caminho Tinha uma Luz


(Leia o Nono Capítulo de Atos dos Apóstolos e Medite Comigo)


Resumo do Ensino do Texto:

O Capítulo 9 de Atos possui importantes narrativas de acontecimentos que apontam para a expansão do evangelho e a salvação de muitas vidas. Começa com a narrativa singular da conversão de Saulo (v. 1-19). Demonstra a paixão e ousadia, bem como os primeiros passos do ministério do futuro grande apóstolo aos gentios (v. 1-31). Então, a cena se move de volta para o Apóstolo Pedro e sua viagem a duas cidades da Palestina, em direção à região do Mar Mediterrâneo (v. 32-43). Estas narrativas parecem ter o propósito de demonstrar o agir de Jesus, a Luz do Caminho, na direção de alcançar os povos e nações. Os eventos tornam-se determinantes para o alcance e salvação de milhares de vidas, o que é demonstrado na passagem, e também como um efeito perene no livro através da conversão de Saulo.


Lições Preciosas para Minha Vida:

a) Nada pode resistir ao fugor da luz de Jesus. Mesmo o coração de um terrível perseguidor transforma-se-á na alma de alguém totalmente rendido aos pés do Mestre, diante da graça irresistível de nosso Salvador. Aleluia!

b) Há um propósito de Deus ao me alcançar. Como Saulo e Pedro foram escolhidos e transformados pelo Senhor para serem instrumentos em suas mãos, assim é minha história.

c) É possível perceber que cada acontecimento nas vidas relacionadas com a passagem tinha um propósito maior. É um grande desafio entender que as circunstâncias da minha vida, uma vez entregues ao meu Deus, conduzem ao propósito maior de sua vontade para mim.

Minha Oração:

"Senhor, a tua luz raiou em minha história e me transformou para sempre. Sou teu. Ajuda-me a perceber os propósitos do Senhor em cada estrada que eu andar, em cada lugar em que eu passar. Peço que o Senhor me dê a paixão do novo homem Saulo e a disposição de Pedro para fazer a tua obra. Em nome de Jesus, amém." (Jean Chagas)

Para ajudar:

Observe a foto da região da palestina e as informações inseridas e procure identificar os lugares do texto. Comece a perceber como o evangelho começa a se expandir para regiões cada vez mais disntantes à medida que percorremos o livro.

Um Breve Comentário do Capítulo 7



Amados,



Por problemas relacionados a sinal de internet não consegui postar a devocional do capítulo 7 no dia adequado. Porém, deixo um breve comentário, pois, fui muito edificado pelo texto, que é o discurso de Estevão perante o Sinédrio. É importante esclarecer que o Sinédrio era o conselho de anciãos que regia boa parte da vida e conduta do povo judeu a partir de seu entendimento da Lei do Antigo Testamento. O Sinédrio reunía os principais líderes religiosos do judaísmo. Diante deste conselho, vemos um homem cheio do Espírito Santo, cujo caráter evidencia: 1. Conhecimento da Palavra de Deus; 2. Coragem para confrontar o pecado dos líderes religiosos; 3. Sensibilidade e visão da obra que o Espírito Santo estava realizando; 4. Um coração perdoador diante de seu algozes. Minha oração é que Deus nos dê muito do coração e da experiência cristã de Estevão - O primeiro mártir do cristianismo! Diante de homens duros de coração, Deus sempre erguerá um servo cheio de seu Espírito para testemunho do seu poder e da sua Palavra. (Jean Chagas)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Atos 8 - Um Grande Exemplo !




         Resuma o que o texto ensina :
         A morte de Estêvão foi um grande marco na história da igreja. Até aquele momento a igreja estava vivendo mais reunida que espalhada, e, embora houvessem algumas ameaças externas, ela estava correndo um risco maior de se acomodar; contudo, tinha que espalhar-se e por ela espalhar a mensagem do Evangelho.
         Estêvão foi um grande exemplo, sua morte gerou vida, sua atitude destemida e generosa ao invocar o nome do Senhor ainda ecoa como um chamamento a todos que se agregam à Fé a se juntar na luta de testemunhar Cristo até às últimas conseqüências.
         Diz o texto que "Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria" (v.1). Este foi o mandato de Jesus (1:8) e Ele jamais pode ser desobedecido. Esta expansão deveria acontecer, era a responsabilidade da Igreja "protótipo" que serviria de referência para as demais no decorrer da história. O evangelista Felipe simboliza a natureza de uma igreja cheia do Espírito Santo, "saindo ao encontro" e não esperando que venham aqueles que serão salvos. Foi isto que Jesus fez, foi este o exemplo que receberam e recebemos.

Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal ?
         a) Aprendo que só cheio do Espírito poderei ser testemunha verdadeira de quem foi Jesus;
         b) Aprendo que não há nada que eu faça que justifique o que Ele fez por mim, entretanto, não tenho qualquer desculpa para deixar de servi-Lo;
         c) Aprendo que a evangelização não depende de oportunidade, mas de amar mais a Deus que a mim mesmo.

Escreva estes desafios para sua vida em forma de oração :

"Querido Senhor, eu te louvo pela Sua Palavra que me encoraja e me ensina tantas lições preciosas. Dá-me mais fé para avançar além dos meus temores e poder ser instrumento ainda mais eficaz nas Suas mãos. O Senhor é o meu sustento, minha fortaleza, guarda-me na Sua presença vivendo em mim. Encha minha vida do Seu Santo Espírito e reduza minha arrogância para a cada dia crescer Seu testemunho em mim. Assim, Senhor, abençoe todos que me relacionar, dando-lhes a alegria de viver para o Senhor. Salve todos os que te pertencem, concedendo-lhes a Vida eterna. Com sinceridade."


Ericson Martins
Igreja Presbiteriana Luz
contato@projetoperu.com





quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Atos 6 - Ordem e Serviço !



Resuma o que o texto ensina :
        O crescimento numérico dos discípulos se deu em ritmo acelerado. Os apóstolos somente pregaram a respeito do testemunho de Jesus, e nada mais. Foram fiéis e perseverantes nisto ! Como todo crescimento traz consigo as exigências de estrutura só perceberam quando "as viúvas ... estavam sendo esquecidas na distribuição diária" (v.1). Sob a recomendação dos apóstolos, encarregaram homens cheios do Espírito Santo para cuidarem "deste serviço", os quais possuíam também (boa) reputação. Assim, com os apóstolos mais concentrados na oração e ao ministério da Palavra (v.2 e 4), "Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé" (v.7), enquanto pessoas como Estêvão servia às mesas e ainda realizava "grandes sinais entre o povo" (v.8) que o persuadia a cerca da Verdade.

Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal ?
        a) Que o crescimento ministerial deve ser equilibrado com maturidade;
        b) Que eu devo estar atento quanto a centralização de responsabilidades quando a orientação deve ser a de compartilhá-las com outros;
        c) Que minha vida devocional a Deus carece ainda mais de sensibilidade para compreender e exercer somente as funções que correspondem com minha vocação.

Escreva estes desafios para sua vida em forma de oração :

"Querido Deus, só pela Sua misericórdia posso acordar de manhã e poder viver o dia-a-dia com a certeza que farei as coisas certas, porque Sua Palavra me faz ver o quanto necessito de amadurecimento. Seja paciente para comigo, e me ajude a ser um líder além das minhas habilidades, que confia no Senhor e é capaz de confiar naqueles que me rodeia para realizar o aquilo que me confiou !"


Ericson Martins
Igreja Presbiteriana Luz
contato@projetoperu.com





terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Notícia - Acampamento "Nas Trilhas da Luz"

(Cachoeira Sonrisal - Um dos pontos visitados no Acampamento "Nas Trilhas da Luz.")

Amados,
Acabei de chegar do acampamento realizado no período de carnaval. Este acampamento tornou-se singular por dois motivos: 1. Foi o ponto de partida para o nascimento oficial do Ministério Juventude Luz; 2. Sua proposta foi totalmente inovadora, com trilhas percorridas na cidade de Corumbá e Pirenópolis, regadas à meditação da Palavra e banhos em lindas cachoeiras da região. A base logística do Acampamento foi a fazenda dos irmãos Joel e Célia, de onde partíamos para nossas jornadas. Cerca de 30 pessoas participaram da atividade radical, além de uma equipe maravilhosa de cozinha, guias e apoiadores. Fui muito edificado na convivência com os meus irmãos e diante da natureza exuberante que Deus criou. Em breve, no blog e no site, as fotos e um vídeo do "Nas Trilhas da Luz!" (Jean Chagas)

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

ATOS 5 - Obediência é Tudo !



Resuma o que o texto ensina :
         A palavra "obediência" é uma das palavras-chaves do texto. Ananias e Safira fizeram um acordo para mentirem aos apóstolos no ato de suas ofertas no Templo, porém, ambos foram traídos pelo próprio intento dos seus corações, descobrindo que não mentiram a eles, mas Deus. A pena de seus pecados gerou grande temor "a toda a igreja e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos" (v.11). Mesmos presos em seguida, os apóstolos receberam a visita de um "anjo do Senhor" que "abriu as portas do cárcere" e ao contrário da orientação que receberam das autoridades meramente religiosas (v.17) foram designados a continuar ensinando a respeito da "Vida" (Jesus). Depois das pressões emocionais exercidas sobre eles, o Sinédrio (tribunal formado por sacerdotes, anciãos e escribas, o qual julgava as questões criminais ou administrativas de uma cidade) decidiu liberá-los, os quais, "se retiraram do Sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome" (v.41) sob a fé de que "antes, importa obedecer a Deus do que aos homens" (v.29).

Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal ?
         a) Que não posso ocultar meu pecado diante de Deus em ocasião alguma;
         b) Que não posso sujeitar-me ao critério de fidelidade dos que me rodeiam, e sim, viver a vida vulnerável à conseqüência da fidelidade a Deus;
         c) Que não posso permitir que as pressões das expectativas orientem minha vida ministerial e sim a convicção que o Espírito Santo me dá sobre Sua vontade sobre mim.

Escreva estes desafios para sua vida em forma de oração :

"Meu Senhor, te agradeço de todo coração por conhecer-me mais que qualquer um. Esta certeza consola minha alma e a encoraja no meio dos temores de não satisfazer as expectativas que criadas sobre mim. Ajuda-me a ser sempre firme na convicção do Seu chamado para mim e dá-me a capacidade de discernir o pecado de usar mecanismos trapaceosos na petulância de pensar que não o vê ! Por Jesus, amém !"


Ericson Martins
Igreja Presbiteriana Luz
contato@projetoperu.com







domingo, 3 de fevereiro de 2008

Atos 4 - Testemunho de Vida



Resuma o que o texto ensina :
          O texto narra o episódio em que um enfermo muito conhecido pelo povo foi curado na porta do Templo por intermédio do apóstolo Pedro. Este milagre despertou grande atenção e muitos se reuniram torno de Pedro e João que viram neste momento a oportunidade para testemunhar a respeito da morte e ressurreição de Jesus. Embora tivessem sido presos por falarem da Sua ressurreição, não deixaram de anunciá-Lo. Sem acusação justificada na Lei, os colocaram em liberdade e foram contar a outros crentes o que Deus fizera por meio deles. Reunidos em oração, foram cheios do Espírito Santo e com intrepidez falavam ainda mais sobre Jesus.

Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal ?
          a) Aprendo que o testemunho a respeito de Jesus pode ser diante de um enfermo quando oro, diante de muitas pessoas atraídas pelo extraordinário e também diante daqueles que me perseguem injustamente. Dar testemunho a respeito de Jesus deve ser em toda e qualquer ocasião que me cerca e não somente em um trabalho de "evangelização".
          b) Aprendo que devo resistir as adversidades que tentam silenciar meu testemunho, seja pela curiosidade das pessoas, seja pela opressão dos que não cooperam com ele.
          c) Aprendo que a intrepidez (v. 13 e 31 - ausência de medo) para pregar o que deve ser pregado, só é possível se eu estiver "cheio" do Espírito Santo, ou seja, sujeito à Sua orientação e não ao temor das conseqüências. Por isto, devo zelar pelo bom entendimento da Escritura e viver uma vida de oração diante do meu Deus.

Escreva estes desafios para sua vida em forma de oração :

"Senhor encha meu coração de amor pelas pessoas que me cercam. Não me deixe desanimar de pregar Sua Palavra, testemunhando Sua bondade e Sua graça. Ajuda-me a viver cotidianamente cheio do Seu Santo Espírito, sujeito as orientações que Ele tem para minha vida mesmo antes do meu nascimento. Por Jesus, amém !"


Ericson Martins
Igreja Presbiteriana Luz
contato@projetoperu.com





sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Atos 2 - Revestimento do Alto




(Leia o Segundo Capítulo de Atos dos Apóstolos e Medite Comigo.)




Resumo do Ensino do Texto:


Os discípulos que estavam reunidos, trancafiados em uma casa, tiveram o cumprimento da promessa do Senhor Jesus: Foram revestidos pelo Espírito Santo. Assim, em Pentecostes, a Igreja foi batizada pelo Espírito, sendo a partir deste evento histórico da redenção, a comunidade carismática que de fato é (v.1-4). Este revestimento do Espírito capacitou objetivamente os discípulos, representados em Pedro, a testemunharem o evangelho, com demonstração clara aos judeus que estavam em Jerusalém (vindos de toda parte do mundo por causa da festa) que Jesus era o Messias prometido conforme as profecias do Antigo Testamento (v.5-36). A pregação, no poder do Espírito Santo, quebrantou o coração e conduziu ao arrependimento homens que haviam sido cúmplices na morte do Senhor (v.36-40). Agora, os discípulos e os que creram na pregação de Pedro, passaram a formar a comunidade cristã em Jerusalém. Lucas descreve que a fidelidade à doutrina, a comunhão diária, a oração eram fundamentos sólidos da vida da Igreja. Sua estrutura funcional era simples: reuniões públicas no pátio do templo judeu e pequenos grupos de cristãos em comunhão de casa em casa. O crescimento numérico era uma conseqüência do estilo de vida e do agir regenerador do Espírito Santo na comunidade da fé (v.42-47).




Lições Preciosas para Minha Vida:


a) Sem a ação do Espírito Santo, não tenho a ousadia espiritual necessária e não verei frutos genuínos na minha vida cristã. Dependo do Espírito para viver os desafios que estão diante de mim como cristão;


b) A mensagem do evangelho é poderosa para quebrantar mesmo o coração mais endurecido, à medida que seu anúncio seja aplicado pelo Espírito nas almas. Preciso constantemente que o Espírito use a Palavra de Deus para gerar quebrantamento em minha alma;


c) Não existe vida cristã isolada. O compromisso individual de cada discípulo desagua em um comprometimento com a Igreja do Senhor Jesus. O estilo de vida simples e poderoso desta comunidade primitiva deve me insentivar a buscar uma vida com meus irmãos em simplicidade e poder.




Minha Oração:


"Senhor, enche-me com teu Espírito. Tenho convicção de que ele já habita em mim, porém preciso que o Santo Espírito preencha todos os espaços do meu ser. Conduz a mim e aos meus irmãos a uma vida cristã comunitária mais simples, porém, mais poderosa. Usa a minha vida para o testemunho do teu evangelho. Em nome de Jesus. Amém." (Jean Chagas)




Para auxiliar:


Será ministrado um curso na Escola Bíblica da Igreja Luz em Goiânia, com o Título: "Na Dinâmica do Espírito". Vale à pena participar e entender melhor a obra do Espírito Santo na vida de seu povo. Mais informações pelo e-mail: revjean@comunidadeluz.com